ter., 19 de out. | Ideal

Rodadas de Negócios - SUSTENTABILIDADE

Os ingressos não estão à venda
Rodadas de Negócios - SUSTENTABILIDADE

Local e Horário

19 de out. 09:00 – 18:00
Ideal, R. Araxá, 505 - Ideal, Novo Hamburgo - RS, 93334-000, Brasil

Sobre o Evento

Rodadas de Negócios - SUSTENTABILIDADE

Horário: 9h às 18h, com intervalo de 1h para almoço

Realização: Assintecal / Abicalçados / CICB

Local: Espaço Panorâmico da Fenac (Rua Araxá, 505 – Bairro Ideal / Novo Hamburgo-RS)

Objetivo: Aproximar empresas de componentes que apresentarão produtos eco responsáveis à compradores calçadistas. A ideia é estimular, cada vez mais, uma moda responsável.

A ação é a primeira iniciativa com visitantes internacionais ao Brasil, desde 2020. Marca a retomada do contato dos fornecedores brasileiros com compradores internacionais e ocorrerá por meio do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals — uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). As rodadas terão presenças de compradores da Colômbia: San Polos, Cueros Velez e Tiendas Josh; e Equador: Inducalsa.

Todas interessadas em conhecer novos produtos que atendam às exigências responsáveis e inovem os produtos locais em seus países de origem. Além disso as rodadas terão a participação de empresas calçadistas brasileiras como Arezz&CO, Calçados Beira Rio, Cambuci (Penalty), Corcel Shop, Estudio Carray, Grendene, Klin, Renner.

Critério para seleção de materiais:

Para exposição dos produtos serão aceitos materiais que se enquadram dentro dos seguintes critérios:

  • SUSTENTÁVEIS: Materiais fabricados por empresas certificadas em seus processos produtivos sob os aspectos ambiental, econômico, social e cultural, como as empresas certificadas pelo programa Origem Sustentável ou CSCB.
  • MATERIAIS ORGÂNICOS: Tais como o algodão orgânico, produzidos com base nos princípios da agricultura orgânica, que tende a ser melhor do que a convencional, pois não utilizam agrotóxicos e pesticidas e diminui os danos causados ao solo, ao ambiente e ao ser humano. Como algodão, existem também o linho, juta e outros produtos que podem ser transformados em tecidos ou acessórios para os calçados. Também em quadram-se solados e laminados elaborados a partir de material orgânico como o Látex.
  • PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS: São aqueles compostos por itens orgânicos e que, por isso, se decompõem facilmente pela ação bacteriana. Tratam-se, portanto, de produtos considerados sustentáveis e que contribuem para a redução do lixo e da poluição do solo, das águas e do ar.
  • MATERIAIS REUTILIZADOS: Descartamos muitas coisas que poderiam ser reutilizadas para outros fins tais como lonas de caminhão, câmaras de pneus, etc. que podem se transformar em cabedais para calçados, bolsas, etc.
  • MATERIAIS RECICLADOS: Aqueles que já foram utilizados em produtos e depois de moídos voltam a compor o mesmo produto ou novos produtos: solas e saltos de sapato contendo carga de polímeros reciclados, tecidos e não tecidos de PET.
  • MATERIAIS RECICLÁVEIS: Materiais elaborados com matéria prima virgem que podem ser moídos e transformados nos mesmos produtos ou em novos: ex. solas de PU ou PVC. Outro exemplo são os laminados de PU e PVC que podem ser transformados mediante tecnologia adequada separando o tecido do PU/PVC para gerar novos produtos como solados.

Inscrições: As empresas interessadas podem fazer contato pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br

Compartilhe este evento