qui., 21 de out. | Youtube e Facebook do IBTeC

7º Fórum IBTeC de Inovação - Painel “Estratégias de Incentivo à inovação”

 7º Fórum IBTeC de Inovação - Painel “Estratégias de Incentivo à inovação”

Local e Horário

21 de out. 18:30 – 19:30
Youtube e Facebook do IBTeC

Sobre o Evento

7º Fórum IBTeC de Inovação - Painel “Estratégias de Incentivo à inovação”

Horário: 18h às 19h

Convidados:

· JORGE GUIMARÃES - Diretor-Presidente da EMBRAPII

· ODIR ANTÔNIO DELLAGOSTIN - Diretor-Presidente da Fapergs

Mediação: PAULO GRIEBELER – Presidente Executivo do IBTeC

Objetivo: Promover o debate sobre INOVAÇÃO como fator de desenvolvimento econômico e de competitividade industrial por meio do compartilhamento de ações que estão sendo realizadas tanto em âmbito nacional como estadual.

Canais de transmissão: Youtube e Facebook do IBTeC

Mini-currículo dos palestrantes:

JORGE ALMEIDA GUIMARÃES - É pesquisador na área de bioquímica e farmacologia. Graduou-se em 1963 em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), fez especialização em Fisiologia de Microorganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou o pós-doutorado no NIH (Institutos Nacionais de Saúde) nos Estados Unidos da América. Desde cedo, abraçou a carreira docente, atuando como professor em diversas universidades brasileiras (UFRRJ, EPM/UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, UNICAMP, UFF, UFRJ, UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre). É reconhecido pelo trabalho em prol da ciência brasileira como diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocupando cargos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia e como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com atuação marcante na política científica nacional e de formação de novos recursos humanos na pós-graduação. É Professor Emérito daUFRJ, UFRRJ, UFF e UFRGS  e Doutor Honoris Causa da University of Nottingham (UK), da Universidad Nacional de Engenharia del Peru e de diversas Universidades brasileiras: Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Universidades Federais do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Oeste do Pará (UFOPA), do Piauí (UFPI), da Universidade de Lavras (UFLA), da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), da Universidade de Montes Claros (UNIMONTES), da Universidade do Estado do Amazonas, da Universidade Tiradentes, da PUC/RS, do SENAI CIMATEC e da Universidade de São Paulo (USP). Foi condecorado com medalhas do Mérito Científico dos Governos da França e da Argentina. É detentor de diversas distinções honoríficas concedidas pelo governo brasileiro, com destaque para Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico. Em 2015, assumiu a presidência da EMBRAPII, organização social vinculada ao MCTI, que fomenta a transmissão do conhecimento acadêmico para o setor empresarial e o desenvolvimento da indústria nacional, por meio da inovação.

JORGE AUDY - Possui Graduação em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS, Mestrado e Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialização em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela IBM e PUC-Rio e Pós-Doutorado na Tsinghua University (China) e Universidade de Málaga (Espanha).

Atualmente é Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Tem atuação como pesquisador e gestor nas áreas Sistemas de Informação e Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I).

Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2010-2020 e da Agenda Nacional de Pesquisa (MEC/CAPES). Membro do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, do Conselho de Administração da EMBRAPII (MCTI), Membro do Conselho Consultivo da Anprotec Membro do Conselho Superior da FAPERGS (Fundação de Apoio à Pesquisa do RS) e do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. Consultor do CNE (Conselho Nacional de Educação). Membro da SBC, SBPC, AIS, IEEE e ACM.

 ODIR ANTÔNIO DELLAGOSTIN - Formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente no desenvolvimento de vacinas recombinantes. Já publicou mais de 230 artigos científicos e realizou o depósito de 28 patentes.

Orientou mais de 60 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do MCTI, e membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq. Foi Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES de 2014 a 2018. Atualmente é Diretor Presidente da FAPERGS e Presidente do CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Compartilhe este evento